
- Postado por Gazeta do Centro-Oeste em 28 de abril de 2009 | caderno: Cidades
No último dia 17, o blog do Montezuma Sales, que é dirigido especificamente para a cidade de Crateús, apontou a Justiça e o Ministério Público de Crateús, ambos, omissos com torturas aplicadas aos presos pela Polícia. A denúncia é das mais graves, por envolver juízes e Promotores de Justiça da Comarca de Crateús, além do delegado regional de Polícia Civil, e o comandante do 7º BPM em atos de atrocidade e hediondez.
O responsável pelo blog, o dentista Francisco Montezuma Sales, produziu o seguinte texto que deslizou desta manchete: (SIC) “AO TORTURADO, O PRIMEIRO TROFEU PROF. LUIZ BEZERRA”. Eis o texto: (Sic) “Este Blog criou um premio para reconhecer qualidades, para reparar injustiças, para denunciar e divulgar fatos do cotidiano em que vivemos. E o troféu Prof. Luiz Bezerra. ‘segue’:
Em sua primeira edição, hoje pela primeira vez vamos homenagear o impessoal. Torturas continuam sendo uma pratica contumaz em quase todas as prisões. Pratica hedionda repetitiva usada como instrumento para confissão de crimes, que na maioria das vezes de fato foram cometidos. Mas, a tortura não é justificativa para nada. Criminosos e verdade que merecem mesmo a prisão, as penas, mas, ninguém merece a tortura. Mesmo assim são torturados. Na maioria das vezes para satisfazer uma desejo animalesco do carrasco. Carrasco não apenas quem executa, mas que manda, quem sabe e poderia evitar e não faz. E principalmente a tortura que a Justiça tem conhecimento. A tortura que o Ministério Publico também tem conhecimento, e nada fazem. Omitem-se, posto invariavelmente o torturado e um sem eira nem beira. ( o grifo é nosso e os erros são do blogueiro) Mas, e gente, pessoa humana, e verdade sem um nome lustroso de uma família tradicional, também e verdade. Para este que sofre a tortura, a mais abominável acao do poder, quase sempre o poder policial, o primeiro Troféu Professor Luiz Bezerra”.
Antes de tudo, está no texto uma gozação na Manchete, atribuindo a um emérito educador crateuense, Luiz Bezerra, fundador da histórica Escola Normal Rural de Crateús, a “homenagem” póstuma do “troféu”, como se o professor houvesse se notabilizado como um socialista de tempos modernos, um ferrenho defensor dos direitos humanos, e não, como grande educador que, de fato, o foi.
No mesmo texto, a vulgar e comprometedora acusação, sem fundamento e sem provas, e o julgamento antecipado de ínclitas e probas autoridades do Poder Judiciário e do Ministério Público, em plena conivência com o arbítrio, o autoritarismo, a omissão e a prevaricação, por fim. No mesmo “balaio”, indubitavelmente, inclui o comandante do 7º BPM e o delegado regional da Polícia Civil de Crateús. Seriam os primeiros, omissos e coniventes com a tortura a presos não identificados e, os últimos, carrascos, mandantes ou executores do abominável crime.
A sociedade de Crateús, que não identifica a ocorrência deste abominável crime, mas, tão somente, identifica o proposital insulto às autoridades, já cansou de ser monitorada pelo tal blog do senhor Montezuma Sales. Cansou de ser espionada, caluniada, difamada e injuriada por um blogueiro e um blog que já foi sentenciado pela Justiça Eleitoral por excessos cometidos. Cansou de ser ofendida em sua honra e na honra de suas famílias, que diariamente são detratadas, vilipendiadas, acusadas das mais torpes cretinices inventadas por este senhor que, auto- revestido de uma suposta suprema autoridade, se arvora em querer dar a palavra final em tudo, e de querer, ele próprio, ser e paradigma de moral e “honestidade” a serem seguidos por cada um de nós. É a Justiça sendo feita com as próprias mãos, as mãos sujas de um justiceiro e inclemente talião. Estão, pois, a Justiça de Crateús, o Ministério Público, e as Polícias Militar e Civil jogados na lama, perante a sociedade, de modo cruel, irresponsável e pleno de afronta.
Contrastando com suas pretensões, o blogueiro ignora que, no caso, o torturador é ele mesmo. O que denigre impunemente a honra de autoridades constituídas e de inúmeras famílias de nossa cidade, às quais leva o sofrimento moral, a dor imperceptível, a ira, o ódio, o sentimento da vindita e, por fim, o terrível e perigoso sentimento da vingança contra a ofensa e o crime. Ignora, ainda, o blogueiro, que ele nada representa em sua nefasta atuação e ridículo papel na internet, a menos que, apresentar-se como verdugo da nossa sociedade e de nossas autoridades constituídas. É ele o que se compraz até o orgasmo, com a má sorte daquele que, por infelicidade, caiu em desgraça, pois, aí, se torna um prato feito para que ele sacie a sua fome de tortura moral.
O momento é de extrema gravidade e requer uma resposta por parte das instituições que foram atiradas ao lodaçal pelo dentista Montezuma Sales. Requer uma resposta à altura da rispidez como foram tratadas – como instituições falidas e prevaricadoras.
Contra o senhor Montezuma Sales pesa a carga de 20 processos cíveis e criminais na Justiça de Crateús e de Fortaleza, além de uma sentença condenatória aplicada pela Justiça Eleitoral de nossa Comarca, que retirou do ar o “famigerado” blog por mais de três meses.
A sociedade de Crateús, ofendida e aviltada, pede providências ao Ministério Público e à Justiça, instituições que, durante o período eleitoral de 2008, também foram, de par com a nossa sociedade, achincalhadas pelo blogueiro, insultadas, desrespeitadas e denegridas, de forma ousada e atrevida, e de modo violento e contínuo, pelo mesmo senhor Montezuma Sales.